sábado, novembro 13, 2010

Desmatamento na amazônia cai


Em setembro de 2010, a Amazônia perdeu 170 quilômetros quadrados (km²) de floresta, de acordo com os números do Sistema de Alerta de Desmatamento (SAD), divulgados pela organização não governamental (ONG) Instituto do Homem e do Meio Ambiente da Amazônia (Imazon).

O ritmo de derrubada foi 21% menor que o registrado pelos satélites em setembro do ano passado. Em agosto, o Imazon também tinha apontado tendência de queda do ritmo de desmatamento na região. Em 2010, a derrubada em agosto foi 23% menor que no mesmo mês de 2009.

Mato Grosso liderou o desmatamento em setembro, com 81 km² de florestas a menos (48% do total de desmatamento). O Pará vem em segundo lugar, com 31 km² desmatados, seguido por Rondônia (23 km²), Amazonas (19 km²) e Acre (12 km²). Em Roraima e no Tocantins, os satélites do Imazon registraram apenas 2 km² de novos desmatamentos em cada estado.

Além do corte raso (desmatamento total de uma área), o sistema do Imazom também registra a degradação florestal, que inclui florestas intensamente exploradas pela atividade madeireira e (ou) queimadas. Em setembro, a degradação avançou por 500 km², área 147% maior que a registrada no mesmo mês de 2009.

O monitoramento oficial do desmatamento na Amazônia é feito pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), que ainda não divulgou os números de setembro. Este mês, o Inpe também deve anunciar a taxa anual de desmatamento. A expectativa do governo é que o número seja o menor dos últimos 21 anos e fique em torno de 5 mil km².
 
Fonte: Info

segunda-feira, novembro 08, 2010

Simulador do Juízo Final permite destruir a Terra com um clique


Cientistas criaram um site cujo objetivo é simular a destruição da Terra. Você pode destruir nosso querido planeta a seu modo: desde que seja usando um "pedregulho" espacial. A mira já está pronta, não há como errar. 

O usuário só tem que escolher o diâmetro, a densidade e a velocidade do cometa ou asteroide... e clicar para ver o tamanho do estrago. O resultado vem na forma de uma série de estatísticas, incluindo o tamanho da bola de fogo e da cratera que o impacto gerou. Se o objeto acertar o oceano, você fica sabendo na hora o tamanho da tsunami produzida.

Impacto na Terra

Apesar de parecer uma brincadeira de gosto duvidoso, o projeto tem larga fundamentação científica, e seu principal objetivo é justamente discutir os simuladores que visam prever as consequências de um impacto real sobre a vida na Terra.

Os processos envolvidos na simulação incluem a entrada de um objeto na atmosfera, geologia da formação de crateras, expansão explosiva, radiação termal, deposição de resíduos do impacto, abalos sísmicos e propagação da onda choque na atmosfera.

O site, que é um melhoramento de uma outra simulação do fim do mundo, divulgada em 2004, é resultado das pesquisas de Robert Marcus (Harvard), Jay Melosh (Purdue) e Gareth Collins (College London). Eles estão entre o grupo de pesquisadores que defende que foi o impacto de um meteorito no México que causou a extinção dos dinossauros.

O endereço do simulador é www.purdue.edu/impactearth/.

Notebook Vs Fertilidade

Usar um laptop no colo, como o nome da máquina sugere ('lap' em inglês significa 'colo'), pode não fazer bem à saúde reprodutiva masculina, de acordo com um estudo.

E há pouco que se possa fazer quanto a isso, além de usar a máquina sobre uma mesa, disse Yelim Sheynkin, urologista da State University of New York em Stony Brook e coordenador do estudo publicado pela revista Fertility and Sterility.

No estudo, termômetros foram usados para medir a temperatura dos escrotos de 29 jovens que tinham laptops apoiados sobre os joelhos. Mesmo com um suporte sob o computador, os escrotos dos participantes se superaqueciam rapidamente.

"Milhões e milhões de homens usam laptops hoje em dia, especialmente na faixa de idade mais propensa a reprodução", disse Sheynkin. "Depois de apenas 10 ou 15 minutos, a temperatura de seus escrotos já está acima do que consideramos seguro, mas eles nem percebem", acrescentou.

De acordo com a American Urological Association, quase um em cada seis casais dos Estados Unidos enfrenta problemas de concepção. Em cerca de metade dos casos isso se deve a infertilidade masculina. Sob circunstâncias normais, a posição dos testículos fora do corpo os mantêm alguns degraus mais frios que o restante do organismo, o que é necessário para produção de esperma.

Nenhum estudo havia pesquisado o efeito dos laptops sobre a fertilidade masculina, até agora, acrescentou Sheynkin. Mas pesquisas anteriores demonstraram que aquecer o escroto em mais de um grau é o bastante para danificar os espermatozoides.

Ainda que fatores gerais de saúde e estilo de vida tais como nutrição e uso de drogas possam afetar a saúde reprodutiva, jeans e cuecas apertados em geral não são considerados fator de risco, porque as pessoas se movimentam quando os usam.

Mas apoiar um laptop sobre os joelhos, no entanto, exige manter as pernas imóveis e fechadas. Depois de uma hora nessa posição, os pesquisadores constataram que a temperatura dos testículos sobe 2,5 graus.

Um suporte para o laptop mantém a máquina mais fria e impede transferência de calor à pele, mas Sheynkin alertou que isso não ajuda muito a refrigerar os testículos e pode oferecer uma falsa sensação de segurança.

Fonte: G1

sexta-feira, novembro 05, 2010

Rock in Rio: um evento de rock e sustentabilidade


 logo rock in rio 2011
Logo do Rock in Rio 2011 / Foto: Divulgação

A edição do Rock in Rio em 2011 está confirmada no Rio de Janeiro nos dias 23, 24, 25 e 30 de setembro, 1º e 2 de outubro e será sediado na cidade do Rock na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio. O festival de música que reúne diversas bandas do Brasil e do mundo irá abordar, novamente, o Projeto Por Um Mundo Melhor que, neste ano, destinará 5% da receita obtida com a venda dos ingressos à promoção de projetos socioambientais.
 
Desde o lançamento do projeto, em 2001, já foi possível investir mais de 11 milhões de reais em iniciativas como a construção de salas de aula e equipamentos para instituições que ajudam crianças e adolescentes. No primeiro ano, arrecadou-se o suficiente para que 3.200 jovens de baixa renda, entre 17 e 29 anos, terminas sem seus estudos em 100 salas de aula construídas em comunidades carentes do Rio.

Em 2008 e 2010, o festival instalou 760 painéis solares em 40 escolas portuguesas que ganharam o concurso "Rock in Rio escola solar", que incentivou os jovens a desenvolver projetos nas suas comunidades para a conscientização do combate às alterações climáticas.

Diante do resultado positivo, a organização do evento promete ainda mais ações para 2011. Além de plantar árvores para compensar a emissão de gás carbônico com a sua produção, a edição fará diversos jogos interativos que abordarão o assunto sustentabilidade de forma lúdica. Desse modo, haverá brincadeiras com o público como pular em tapetes de dança ou andar em bicicletas que geram energia através do movimento e jogos de perguntas e respostas, onde o ganhador receberá presentes como camisetas e bonés do Rock in Rio.

Roberta Medina, vice-presidente do Rock in Rio demonstra, também, preocupação ambiental com a locomoção do público até a cidade do Rock, já que a expectativa é de um público de 120 mil pessoas a previsão é que haja grande fluxo de carros para chegar ao local. “Vamos fazer uma campanha pelo uso do transporte público, já que metade das emissões do festival vem do deslocamento”, afirma ela.

A programação será confirmada este mês e os ingressos estarão à venda no site oficial (inteira: R$ 190,00). 

Fonte: EcoDesenvolvimento

quinta-feira, novembro 04, 2010

Jogo de computador sobre clima permite decidir o futuro do planeta

Um jogo britânico de computador lançado para testes no dia 01 de Novembro, 2010, cria diferentes maneiras de salvar o planeta dos efeitos do clima. "Fate of the World" coloca o futuro da Terra nas mãos de seus jogadores, que comandam uma organização ambiental que pode salvar o mundo das consequências das emissões de gases que causam o efeito-estufa.

Segundo o jornal britânico "Daily Telegraph", uma das ações para salvar o planeta está gerando polêmica. Para reduzir a superpopulação mundial, o jogador pode criar uma doença que causaria a morte de milhares de pessoas. Entre as outras soluções incluem a geoengenharia e fontes alternativas de energia. O game poderá também levar o jogador para o futuro, mostrando os resultados das suas decisões em 200 anos.

Jogo para computador sobre o clima 
No game, jogador poderá salvar a Terra dos efeitos do clima. (Foto: Reprodução)

Durante três meses, usuários poderão fazer testes no jogo e enviar comentários sobre ele. Baseado nessas críticas, o jogo será revisado e lançado novamente em fevereiro de 2011. Criado pela Red Redemption, uma produtora de videogames de Oxford, no Reino Unido, o jogo se afasta dos videogames de ação ao usar dados de modelos climáticos reais.


"Os dados científicos são muitas vezes inacessíveis, e estamos tentando colocar os jogadores em posição de poder e conectá-los às questões", disse Gobion Rowlands, fundador e presidente do conselho da Red Redemption.

"Não estamos defendendo uma causa específica. Há diversas opções, entre as quais energia nuclear e energia renovável. Não queremos dizer que um determinado caminho seja o melhor", acrescentou.

Fonte: G1

Processo Seletivo Projeto Nº 6596-X GEO/PETROBRAS

O Projeto Nº 6596-X GEO/PETROBRAS, relacionado a micropaleontologia das bacias do Amazonas e Solimões, irá contratar Biólogos (05 vagas) através de processo seletivo simplificado. 

As inscrições serão efetuadas, exclusivamente, na Sede da FAURGS, Setor de Concursos, 3º andar, localizada na Av. Bento Gonçalves, 9500, prédio 43.609, Bairro Agronomia, Campus do Vale, UFRGS, Porto Alegre/RS, no período 27 de outubro a 10 de novembro de 2010 (em dias úteis), das 9h às 17h.  

Os cargos destinados a Biólogos possuem cada um atribuições diferentes. O salário varia entre R$3.060,00 e R$2.295,00 (conforme a jornada de trabalho). 

O processo seletivo será feito por meio de até três modalidades de avaliação: Prova de Títulos, Análise de Curriculum Vitae Documentado, Entrevista. 

Mais informações: FAURGS

Concurso Público Professor UFPE

A Universidade Federal de Pernambuco - UFPE lançou edital que visa contratar Professor Adjunto para a área de Gestão Ambiental (subárea: Economia do Meio Ambiente). É exigido doutorado do candidato. 

O vencimento básico é R$ 2.318,71, acrescido de RT – Retribuição por Titulação (R$ 3.916,88) e GEMAS – Gratificação Específica do Magistério Superior (R$ 1.098,08). 

As inscrições estarão abertas até 16 de novembro de 2010 e devem ser feitas presencialmente ou por procuração no Centro de Ciências Biológicas (Rua Prof. Nelson Chaves, S/N, Campus Universitário, Cidade Universitária, Recife – PE). 

Mais informações: UFPE

Concurso Público AGEVAP – RJ

Foi divulgado o edital para Concurso Público da Associação Pró-Gestão das Águas da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul – AGEVAP, onde as diversas vagas serão providas em Regime Celetista. 

As inscrições devem ser realizadas através do endereço eletrônico www.dexter.net.br, entre os dias 29 de outubro e 16 de novembro de 2010. Biólogos podem concorrer ao cargo de Gerente de Recursos Hídricos. 

O local de atuação é em Resende (04 vagas) e  Seropédica (01 vaga). O salário é R$4.483,00. É necessário experiência mínima  de  6  meses  em  áreas  correlatas  ao cargo. 

Os candidatos poderão realizar as provas nas cidades de Volta Redonda e Campos dos Goytacazes (Rio de Janeiro). 

Mais informações: AGEVAP

Concurso Público Mariana - MG

Foi divulgado o edital para concurso público da Prefeitura de Mariana (MG), com a finalidade de preencher vagas em diversas áreas do município. 

As inscrições serão recebidas somente via internet, no endereço eletrônico www.fumarc.org.br, entre os dias 1º e 30 de novembro de 2010. 

O cargo Biólogo possui remuneração mensal de R$2.000,35 e jornada de trabalho de 30 horas semanais. 
  
O cargo Professor de Ciências possui 03 vagas em aberto e o salário é de R$12,32 por hora de trabalho. A fase objetiva do concurso está marcada para 09 de janeiro de 2011 na cidade de Mariana. 

Mais informações: FUMARC

segunda-feira, novembro 01, 2010

Salve o Planeta!

Serviços de Reciclagens de Gadgets

O eBay lançou um serviço de reciclagem de gadgets velhos nos EUA. Assim como no MercadoLivre, você pode tentar vendê-los – mas se for algo que ninguém queira, você pode oferecê-o ao eBay, que paga uma pequena quantia em dinheiro e cobre os custos de envio. Não seria bom ter algo assim no Brasil?

Infelizmente, são poucas as iniciativas assim por aqui – conhecemos apenas a parceria entre Nokia e Pão de Açúcar, que dá desconto na compra de um celular novo se você entregar um aparelho velho para reciclagem. Várias empresas de tecnologia oferecem serviço de reciclagem, mas sem oferecer nada por isso e sem nem mesmo retirar na sua casa – o eBay, no entanto, paga pelos custos de envio.

Vale lembrar que eles não aceitam qualquer gadget, apenas portáteis, pra ninguém tentar enviar desktops e TVs velhas pelo correio. Ah, e se o gadget não tiver qualquer valor de revenda, o eBay não paga um centavo por ele – mas ainda o quer para reciclagem e paga pelo envio.

O eBay tem participação acionária no MercadoLivre, então até dá pra sonhar que eles tragam essa iniciativa para o Brasil. Por enquanto, o jeito é ou encontrar o serviço de reciclagem da empresa, ou deixar o gadget largado em alguma gaveta. 
 
Fonte: Gizmodo

sexta-feira, outubro 29, 2010

Curso de Técnicas de Vivência na Natureza

05 a 07 de Novembro de 2010
Carga horária: 16 horas
Duração: 3 dias
Investimento: R$ 280,00
Formas de pagamento: Cartão de crédito : 4 x R$ 70,00; Boleto - A vista: 10% de desconto: R$ 252,00.
Público Alvo: Estudantes de Biologia, Geografia e Turismo, pesquisadores, ambientalistas, professores e demais interessados na área ambiental. 
  
Vagas Limitadas: 30 participantes 

Conteúdo

Busca-se a seguinte relação de conhecimento: A relação homem e natureza - vivência e convivência. Preparação física. Equipamentos. Cuidados pessoais. Segurança. Primeiros Socorros e Resgate. Convivência e Sobrevivência. Navegação Terrestre. Campismo e Bivaque. Aplicações Praticas. 

Oferecer aspectos de vivencia, percepção e interpretação na natureza. Exposição interativa em forma de oficina aplicada, com contato sensorial, ou seja, contato direto com o meio.

Mais informações: Sollaris 

Pós-Graduação em Medicina Tropical e Saúde Pública

Inscrições abertas para o Processo Seletivo 2011 do Programa de Pós-Graduação em Medicina Tropical e Saúde Pública (níveis Mestrado e Doutorado) do IPTSP/UFG. 

Maiores informações estão disponíveis no Edital e na Secretaria de Pós-Graduação da UFG (fone: 3209-6362; site: www.iptsp.ufg.br)

Os boletos para pagamento da inscrição devem ser retirados na Secretaria do Curso mediante apresentação do número de CPF.





Pós-Graduação em Ecologia e Evolução

Inscrições:  22 de novembro a 03 de dezembro de 2010;   
Homologação: até dia 10 de dezembro de 2010;  
Seleção: 13 a 17 de dezembro de 2010, sendo:

 Mestrado

           Dia 13/12/2010 às 14h00min: prova de conhecimentos específicos em Ecologia e Evolução (eliminatória);
           Dia 14/12/2010 às 09h00min: Prova de suficiência em língua inglesa (todos os candidatos inscritos farão a prova, porém somente os candidatos que obtiverem no mínimo nota 5,0 na prova de conhecimentos específicos terão a prova de suficiência em língua inglesa corrigida).
  
Doutorado
 
            Dia 13/12/2010 às 14h00min: prova de conhecimentos específicos em Ecologia e Evolução (eliminatória);
             Dia 14/12/2010 às 09h00min: Provas de suficiência em língua estrangeira (todos os candidatos inscritos farão a prova, mas somente os candidatos que obtiverem no mínimo nota 5,0 na prova de conhecimentos específicos terão a prova de suficiência em língua estrangeira corrigida);
            Dia 16/12/2010 às 08h00min: apresentação do projeto de pesquisa (somente para os candidatos que obtiveram no mínimo nota 5,0 nas provas de conhecimentos específicos em Ecologia e Evolução e de suficiência em língua estrangeira – a lista dos classificados para essa prova será divulgada até o dia 15/12/2009 às 17h00min);


Divulgação resultados: até 20 de dezembro de 2010.

Edital de seleção (Mestrado e Doutorado)  -  2011
Formulários para incrição  (Mestrado e doutorado)  -  2011
Instruções para emissão de Guia de Recolhimento da União (GRU)

Chamada Para Estágio - Núcleo Picinguaba



Baixe o Edital

XXX Encontro Regional de Botânicos BA/ES/MG


Local: Universidade Tiradentes, Campus II – Farolândia Aracaju/Sergipe

Carga horária: 72h (teórica 20h – prática 52h)


Capacitador: Msc. Maisa de Souza Lima


Vagas: 40


Investimento: estudante – R$225,00 / profissional – R$280,00


Mais informações:
(79) 8113-8863 / (79) 9815-5409 / sergipe[@]mamiferosaquaticos.org


 

quarta-feira, outubro 27, 2010

Fezes de Baleias Fertilizam os Oceanos


E em um estudo recente, Joe romano e seu colega James McCarthy, da Universidade de Harvard, acharam um fenômeno que explica, de um modo interessante, como os ecossistemas de oceano são fertilizados.

As baleias, em virtude de suas fezes ricas em nutrientes, fazem um papel importante transportando nutrientes de onde elas se alimentam, em águas profundas, até a superfície onde eles fazem seus “negócios”, fertilizando pequenas plantas flutuantes, os fitoplânctons.

"Nós achamos que as baleias formam uma influência direta realmente importante na produção de plantas à base deste ciclo alimentar", Diz McCarthy.

Os pesquisadores analisaram 16 amostras fecais de baleias do Golfo de Maine, Estados Unidos. Na pesquisa, foram encontradas altas concentrações de nitrogênio nas amostras das baleias Eles também incubaram as amostras, com seus micróbios constituintes e os fitoplânctons. Os resultados mostraram uma ligação forte entre a taxa de produção de uma forma de nitrogênio usada por micróbios, os fitoplânctons e as amostras das baleias.

A presença de baleias permite uma maior produção de fitoplânctons, enquanto estes servem de alimento para outras criaturas, seguindo-se assim a teia alimentar. O resultado: “pescas mais abundantes ao longo de regiões onde essas baleias ocorrem em altas densidades”, Diz Romano.


Pesquisador aponta fotossíntese como solução energética

O pesquisador inglês James Barber, professor do Imperial College de Londres, afirmou nesta segunda-feira, 25, em encontro promovido pelo Programa Fapesp de Pesquisa em Bioenergia na Universidade de São Paulo (USP), que a fotossíntese é a melhor solução para os problemas globais de produção de energia. As informações são da Agência Fapesp.

Barber é considerado um dos principais pesquisadores no mundo sobre fotossíntese. Segundo ele, tecnologias capazes de usar a luz do Sol com eficiência semelhante à observada nas plantas seriam a solução para a questão energética. A proposta é desenvolver catalisadores capazes de imitar a fotossíntese, o que criaria uma fonte de energia limpa e praticamente ilimitada.

O pesquisador disse que uma hora de luz solar "equivale à totalidade da energia usada em um ano no mundo todo", em entrevista à Agência Fapesp. Assim, ela se torna a maior fonte de energia disponível, e como é distribuída igualmente em todo o planeta, aprender a utilizá-la "seria um salto sem precedente na história da humanidade", disse Barber.

Para Barber, a solução se chama folha artificial, tecnologia que absorveria energia solar, armazenando-a em bombas químicas e produzindo combustível. O armazenamento permitira a energia ser guardada, transportada e distribuída. Porém, o armazenamento é a questão mais complicada na busca da utilização da folha artificial.

O pesquisador completou explicando que a folha artificial usará energia da luz para tirar oxigênio da água, depois converteria com este oxigênio o dióxido de carbono em um composto rico em carbono. 

Abelhas Vs Computadores

Pesquisadores da Universidade de Londres afirmam ter descoberto que as abelhas são capazes de resolver complexos problemas matemáticos que computadores podem levar dias calculando.


De acordo com publicação da universidade, as abelhas conseguem encontrar o caminho mais curto entre flores, mesmo que elas não estejam ordenadas. Elas são capazes de resolver o Problema do Caixeiro Viajante, que propõe a descoberta do menor caminho que o viajante deve fazer para que visite uma série de cidades, sempre retornando à sua cidade inicial. O problema tem alta complexidade e o esforço computacional cresce exponencialmente com o tamanho do problema, ou seja, o número de cidades - neste caso, flores. 

Segundo o professor Lars Chittka, da Escola de Ciências Biológicas e Químicas, as abelhas precisam fazer isso constantemente, ou seja, sempre calcular a menor distância entre flores para otimizar sua busca por néctar, encontrando seu caminho de volta para a colmeia. "Isso não é nada trivial, principalmente se você tem o cérebro do tamanho da cabeça de um alfinete", comenta o pesquisador. Chittka destaca que para resolver o mesmo tipo de problema, computadores podem levar dias. 

Utilizando flores artificiais controladas por computador, a equipe testou se as abelhas seguiriam rotas quaisquer entre elas, mas, em pouco tempo, os animais descobriram a rota mais curta. 

Os cientistas esperam que o entendimento de como um cérebro tão pequeno consegue realizar cálculos tão complexos possa ajudar no desenvolvimento de redes e sistemas de comunicação mais modernos e eficientes, sem que sejam necessários supercomputadores. 

O site PopSci lembra ainda que as abelhas possuem outras capacidades muito interessantes, como o reconhecimento de rostos humanos e o monitoramento da qualidade do ar. 

Ranking mundial aponta países mais vulneráveis às mudanças climáticas

 

Uma consulta feita com 170 países pela empresa britânica Maplecroft divulgada na semana passada, aponta as regiões do mundo mais vulneráveis às mudanças climáticas. Segundo o levantamento, o Sul da Ásia é a região de maior fragilidade às alterações do clima, em razão da crescente população exposta a inundações, secas, tempestades e elevação do nível do mar.

O Índice de Vulnerabilidade pelas Mudanças Climáticas pretende ser um guia para o investimento estratégico e a adoção de políticas. Dos 16 países listados como em risco “extremo” devido às mudanças climáticas nos próximos 30 anos, cinco são do Sul da Ásia, com Bangladesh e Índia em primeiro e em segundo lugares, respectivamente, Nepal em quarto, Afeganistão em oitavo e Paquistão em 16º. A China (49º) e o Japão (86º) estão na categoria de “alto risco”, assim como o Brasil (81º) – nossa equipe tentou entender as razões para essa colocação brasileira no ranking, mas não obteve êxito.

A metodologia adotada pela empresa global de aconselhamento de riscos se baseia em 42 fatores sociais, econômicos e ambientais, o que inclui a capacidade de resposta dos governos, no intuito de avaliar o risco para a população, os ecossistemas e os negócios em função das mudanças climáticas.

O Sul da Ásia é especialmente vulnerável por causa de mudanças em padrões climáticos que resultam em desastres naturais, como as recentes inundações no Paquistão e Bangladesh, que afetaram mais de 20 milhões de pessoas. “Há evidências crescentes de que as mudanças climáticas aumentam a intensidade e a frequência de eventos climáticos”, afirmou à AFP Anna Moss, analista ambiental da empresa.

Insegurança alimentar e fome

Bangladesh ocupa a primeira posição do ranking devido a uma dupla má sorte. O país asiático tem o maior risco tanto de seca quanto de fome, além de lutar contra a pobreza extrema e a alta dependência na agricultura (o setor econômico mais afetado pelas mudanças climáticas). Como se não bastasse, possui o governo menos capaz de responder aos impactos climáticos, na avaliação da Maplecroft.

Sobre a Índia, segundo país mais populoso do mundo (só atrás da China) com cerca de 1,5 bilhão de habitantes, a empresa britânica observou que “Quase todo (o país) tem um alto nível ou nível extremo de sensibilidade às mudanças climáticas, devido à severa pressão populacional e ao consequente abuso de recursos naturais. A isto se soma um alto nível de pobreza, baixa qualidade da saúde em geral e dependência agrícola de grande parte da população.”

Entre os países da categoria de “médio risco” estão a Rússia (117º), os Estados Unidos (129º), a Alemanha (131º), a França (133º) e a Grã-Bretanha (138º). A Noruega lidera o pequeno grupo de 11 países considerados em baixo risco, dominado pelos escandinavos e pelos holandeses, que têm trabalhado para defender seu território, situado abaixo do nível do mar, da elevação das águas dos mares.

“As vulnerabilidades mais sérias às mudanças climáticas foram encontradas no grupo de países em desenvolvimento com sistemas socioeconômicos mal equipados para responder a desafios como a segurança alimentar e hídrica, além de sofrerem com economias instáveis e instituições fracas. Este é o caso de um grande número de países, estando o Sul da Ásia e a África no centro das preocupações”, concluiu Fiona Place, também da Maplecroft.
 

domingo, outubro 17, 2010

Descrição anatômica dos músculos da perna de Procyon cancrivorus (Cuvier 1798)


 Firmino Cardoso Pereira
Vanessa Morais Lima
Kleber Fernando Pereira

O Procyon cancrivorus é uma espécie endêmica das Américas, assim como toda sua família. É amplamente encontrado em todo o território brasileiro habitando todos os biomas, principalmente o Cerrado.   

Este trabalho utilizou cinco espécimes machos e adultos de P. cancrivorus para a caracterização de músculos da perna. Os animais foram coletados em rodovias (mortos por acidente). Os músculos foram dissecados e observados macroscopicamente suas inserções, proximal e distal, e inervação. Os músculos estudados são considerados músculos da tíbia. Os músculos tibial cranial, fibular curto, fibular longo, extensor longo digital e o extensor lateral dos dedos distinguem-se craniolateralmente na tíbia, em quanto que os músculos gastrocnêmio, flexor lateral dos dedos, poplíteo, flexor superficial dos dedos, flexor medial dos dedos e o tibial caudal estão situados na região caudal da tíbia. E os músculos de tal grupamento muscular atuam como extensores e flexores da articulação tibiotársica e como extensores e flexores das articulações digitais, exceto o músculo poplíteo que atua como flexor da articulação do joelho. 

Os músculos estudados foram comparados com os respectivos músculos em carnívoros domésticos, como o cão e gato, em que se constatou grande similaridade entre estes carnívoros.