sábado, outubro 16, 2010

A Marcha dos Neutrófilos

Os Neutrófilos são os tipos mais abundantes de células brancas do sangue e normalmente são os primeiros a combater uma infecção mortal. Entretanto, pouco é conhecido sobre como eles são recrutados para locais danificados que não envolvem a interação de algum patógeno, como um tornozelo cortado, um trauma no cérebro ou até mesmo um ataque cardíaco.

Usando microscopia confocal, um grupo de cientistas liderados por Paul Kubes da Universidade de Calgary, capturou o modo como os neutrófilos descem por uma rede complicada de vasos sanguíneos e chegam a um local danificado, por calor, em fígados de ratos anestesiados. "Este é um novo uso de uma antiga tecnologia", diz Kubes. O grupo também identificou alguns dos “jogadores” moleculares que guiaram as células imunes pelo caminho. 
Neutrófilos (em verde) encontram e começam a limpar células queimadas (em vermelho) rastejando por vasos sanguíneos vizinhos (azul) com a ajuda de "pernas" ou proteínas de membrana, como a integrin Mac1. O ATP liberado pelas células mortas e agonizantes ajuda os Neutrófilos a se prender às paredes dos vasos auxiliando na expressão de receptores de Mac1.

B. McDonald, et al., "Intravascular danger signals guide neutrophils to sites of sterile inflammation," Science, 330:362-6, 2010.

Fonte: The Scientist

De Que Lado Você Está?



O que é crime? O que faz mal? O que nos embrulha o estômago? O que estamos fazendo?

Não é discurso, não é retórica, não é besteira.

Isto, é o que a gente faz. Isto é o que ELES fazem. Todos os dias.

Pense.

Capitão Planeta


Quem não lembra deste grande defensor da natureza? Quando pequenos, a maioria de nós era super fã do Capitão Planeta e seus amigos que lutavam em prol do Meio Ambiente.

Navegando pela World Wide Web, descobri uma fundação do Eco Super-Herói: Captain Planet Foundation (CPF).

Captain Planet Foundation (Fundação do Capitão Planeta) tem como missão fundar e apoiar projetos ambientais para os jovens. O objetivo da fundação é encorajar programas inovadores que auxiliam as crianças ao redor do mundo á trabalhar para resolver problemas ambientais em suas próprias comunidades. 

Esse objetivo é alcançado através da educação ambiental,  dando aos jovens uma melhor compreensão e avaliação do mundo no qual eles vivem.

A fundação ainda declarou o dia 15 de setembro como o Dia Nacional do Capitão Planeta. E eu me perguntava o que o Capitão Planeta andava fazendo...


Saco de Lixo de Jornal

saco-capa.jpg

Todo mundo já sabe que as ecobags vieram para ficar e, cada dia mais, as pessoas trocam os sacos plásticos por sacolas reaproveitáveis. O problema é que muita gente reaproveita o saco do supermercado nas lixeiras de casa. Aí surge o dilema: o que pode ser usado para substituir as sacolinhas, já que os sacos de lixo vendidos no mercado também são feitos de plástico?

Se você é uma dessas pessoas, seus problemas acabaram! Nesse passo a passo você irá aprender a fazer um saquinho de jornal, feito a partir de uma dobradura de origami.

Segundo Martha Maria Lopes Pontes, dona da ideia, o processo é rápido e fácil, pode ser feito em apenas 20 segundos e utiliza apenas jornal velho. O copinho pode ser feito com apena uma folha de jornal ou outro tipo de papel, mas a artesã aconselha usar mais de uma para deixá-lo mais resistente.

Confira o passo a passo:

saco-passos.jpg

1. Faça uma dobra para marcar, no sentido vertical, a metade da página da direita e dobre a beirada dessa página para dentro até a marca, e assim terá um quadrado;

2. Dobre a ponta inferior direita sobre a ponta superior esquerda, formando um triângulo;

3. Dobre a ponta inferior direita do triângulo até a lateral esquerda;

4. Vire a dobradura e, novamente, dobre a ponta da direita até a lateral esquerda;

5. Para fazer a boca do saquinho, pegue uma parte da ponta de cima do jornal e enfie para dentro da aba que você dobrou por último, fazendo-a desaparecer lá dentro;

6. Sobrará a ponta de cima que deve ser enfiada dentro da aba do outro lado, então vire a dobradura para o outro lado e repita a operação;

7. Abra a parte de cima e você verá o saquinho pronto!

8. Agora é só encaixar dentro do seu cesto de lixo e abandonar de vez o saco plástico

Como nota pessoal, eu fiz um saco e fiz um teste prático aqui em casa, realmente é efetivo.